Cuidados Necessários no Processo de Autoconhecimento

Fonte: DepositPhotos

O processo de autoconhecimento demanda cuidado e atenção. Salientamos alguns aspectos a serem especialmente considerados:

  1. A auto aceitação– É imprescindível para a realização de qualquer mudança saudável e definitiva. Quando a pessoa não se aceita, pode se desequilibrar psiquicamente ou sofrer um processo depressivo. É preciso que haja integração e aceitação de seus limites humanos.
  1. O ego fortalecido– É também uma condição básica para um trabalho interior, porque um ego estruturado e fortalecido permite ao indivíduo a sustentação das pressões saudáveis que o enfrentamento da verdade e a superação das suas defesas lhe impõe.
  1. O Desapego do ego– O excessivo apego ao ego induz a pessoa a uma percepção majorada de si mesma, a uma pseudo autoconfiança, à negação das próprias fraquezas, imperfeições e distorções.

Neste trabalho é fundamental a coragem para se desapegar do ego, para se abrir à mudança e para renunciar à imagem de superimportância.

  1. A Moderação da pressão interna– Entretanto,é preciso respeitar as próprias defesas e compreender como foram criadas e estruturadas, pois a pressão interna resultante de uma autoexigência interiorgera mais tensão e desequilíbrio.
  1. A paciência– É essencial o respeito ao ritmo natural dos processos mentais que precisam ser progressivos e orgânicos. A pressa e a ansiedade impedem o amadurecimento necessário à realização das mudanças pretendidas.
  1. A atitude realista– É muito importante atentar para idealizações, fantasias, percepções distorcidase ter o cuidado de se manter realista e consciente da interferência das imagens que envolvem os conceitos espiritualidade e autoconhecimento. A atitude realista é fundamental para perceber os próprios aspectos positivos e as inúmeras qualidades e também para assumir a imperfeição e integrar os aspectos habitualmente negados ou rejeitados da natureza humana.
  1. A abertura para o novo, para a mudança– É preciso perceber o próprio poder de transformação, de abertura para o novo e para a mudança oriundos da capacidade humana e da sua real intenção de fazê-lo.
  1. Buscar acompanhamento– O processo de mudança a partir do autoconhecimento e do auto enfrentamento precisa ser acompanhado para evitar que sejamos lenientes, que demasiadamente utilizemos mecanismos de defesa ou apelemos para a auto piedade.

Precisamos de ajuda profissional para nos ajudar a enxergar os pontos ainda cegos em nossa caminhada. Um facilitador experiente nesse caso é tão importante quanto é um psicólogo para a  realização de uma psicoterapia.

  1. Buscar ajuda espiritual– Para a realização do trabalho interior, além do acompanhamento é indispensável buscar ajuda espiritual através da prece ou meditação, buscar a conexão subjetiva com a essência da vida, a inteligência superior inspiradora e providencial ao aprofundamento do nosso autoconhecimento que é fundamental à realização das mudanças necessárias.